Nora Roberts – Ano um


ano um - capa

Confira a resenha de Ano um, primeiro livro da trilogia Crônicas da Escolhida. Publicado originalmente Year One em 2017.

Por Diego Salomão

Quando um profissional consagrado anuncia uma mudança em sua carreira, é inevitável que esse fato gere uma grande expectativa no público e não haveria de ser diferente quando uma das grandes romancistas dos últimos anos anuncia que migrará para o universo das distopias. A priori, Ano Um, primeira distopia feita por Nora Roberts começa com qualquer romance clichê da literatura da língua inglesa: uma família reunida em uma fazenda para comemorar Natal, Reveillón ou Ação de Graças – normalmente, é o último. Logo, porém, já nas primeiras páginas, desabam sobre o leitor os primeiros acontecimentos de uma pandemia quer iria dizimar a população mundial e, estranhamente, gerar “poderes” especiais” em alguns dos sobreviventes.

De maneira simples e direta, podemos dizer que Nora, no mínimo, fez sua lição de casa muito bem. As décadas de prática lhe deram fluidez, timing, vocabulário, precisão narrativa e claro domínio sobre a direção pra onde sua história caminha. Ela sabe o quer e sabe como chegar lá. É claro que muitos podem se perguntar se uma mudança tão brusca de gênero não poderia ter revelado um lado não tão competente da escritora, que seria algo natural; afinal, nem todo bom ator de comédia é um bom ator dramático, não é mesmo?

Pois a agradável surpresa é descobrir que Nora Roberts gosta de distopias de maneiras mais do que teóricas. Leu muitas, absorveu conhecimento, botou no papel e assim nos brindou com mais uma faceta de seu talento.

Ano Um é um livro ousado de uma escritora consagrada por um estilo totalmente diferente, que vem para surpreender e, claro, para nos fazer botar ares sobrenaturais e de magia sobre o caos em que estamos vivendo na vida real.

Capa, ficha técnica, sinopse

Ano um

Year One

Nora Roberts

ISBN: 9788580419696
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 400
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2019

Sinopse

Quando este mundo acaba, um novo começa.

Tudo começa na noite de Ano-Novo. A doença se alastra rapidamente. Em questão de semanas, a rede elétrica para de funcionar, as leis e o sistema de governo entram em colapso e mais da metade da população mundial é dizimada.

Onde existia ordem, agora só há caos. E conforme o poder da ciência e da tecnologia diminuíam, a magia crescia e tomava o seu lugar. Uma parte dessa magia é boa, como a feitiçaria praticada por Lana Bingham no apartamento que divide com o amante, Max. Outra parte dela, no entanto, é inimaginavelmente maligna, e pode se esconder em qualquer canto, numa esquina, nos fétidos túneis sob o rio ou dentro daqueles que você mais ama e conhece…

Espalham-se rumores de que nem os imunes nem os dotados estão a salvo das autoridades que patrulham as ruas devastadas, então Lana e Max resolvem deixar Nova York. Outros viajantes também seguem esperançosos para o oeste: Chuck, um gênio da tecnologia que mantém o bom humor em um mundo off-line; Arlys, uma jornalista que insiste em buscar e registrar a verdade; Fredinha, uma jovem com um otimismo que parece fora do lugar nessa paisagem desoladora; Rachel e Jonah, médica e paramédico, determinados a proteger uma jovem mãe e seus três bebês recém-nascidos.

Em um mundo em que cada estranho no caminho pode representar a morte ou a salvação, nenhum deles sabe o que encontrarão. Porém, um novo horizonte os aguarda, a concretização de uma profecia ancestral que transformará a vida de todos os sobreviventes.

O fim chegou. O início é o que vem agora.

Capa original

Compre o livro em

Amazon

Previous Nora Roberts - De sangue e ossos - Lançamento
Next Nora Roberts - JD Robb Lançamento setembro 2020- Shadows in Death

1 Comment

  1. ana paula prates de oliveira
    15/03/2021
    Responder

    Excelente trilogia! Mais uma vez Nora surpreendeu. Envolvente, empolgante, difícil de largar! Recomendo!

Responda

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *